PÚBLICO ALVO: 8ª série/9º ano
Número de aulas previstas: 6
Conteúdos:
- Estados físicos da matéria e transformações físicas
- Evidências de transformações químicas
- Modelo de partículas representativo da matéria
- Modelo de partículas representativo de transformações físicas e químicas
- Transformações químicas e físicas no sistema produtivo e cotidiano
Conhecimentos prévios:
- Estados físicos da matéria e suas mudanças;
- Método científico e formulação de hipóteses;
Competências e habilidades:
- Fazer observações e organizá-las em tabelas;
- Proceder a leitura de instrumentos de medidas (termômetro);
- Ler e interpretar informações contidas em texto;
- Pesquisar, selecionar informações e redigir pequenos textos com os demais colegas;
- Reconhecer que a matéria é constituída por partículas;
- Representar a matéria através de esquema utilizando o conceito de partículas;
- Representar fenômenos químicos e físicos utilizando o esquema de partículas;
- Diferenciar fenômenos físicos de químicos, através da observação de evidências e de esquemas de partículas;
- Reconhecer a presença de fenômenos químicos e físicos nos sistemas produtivos e em situações do cotidiano.
Justificativa:
Objetivo:
Todo tempo as transformações físicas e químicas estão acontecendo nas mais diversas situações, tanto para a manutenção da vida como nos processos produtivos das indústrias. Nosso cotidiano está repleto de materiais produzidos através dessas transformações. O reconhecimento da existência de transformações químicas e físicas, fornecem subsídios para que o cidadão tenha uma postura consciente e crítica que envolvem questões econômicas, sociais e ambientais no sistema produtivo.
Ao final da situação de aprendizagem,
espera-se que os alunos reconheçam as transformações físicas e químicas que
ocorrem no sistema produtivo em fenômenos do cotidiano.
- Uma pedra de sabão
- bécker ou outro recipiente que possa ser levado ao fogo
- Cubos de gelo
- 2 termômetros
- espiriteira ou outra fonte de calor
- fósforo
- suporte e tela de amianto
- Lousa
- giz
- Sala de Informática ou biblioteca
- vídeo e TV ou datashow
- textos: Icebergs não são feitos de água do mar , Receita de sabão
- vídeo: Fenômenos físicos e químicos
Problematização:
Através da comparação entre uma pedra de sabão com um cubo de gelo, espera-se que o aluno compreenda a existência de fenômenos químicos e físicos para obtenção destes dois corpos.
Através da comparação entre uma pedra de sabão com um cubo de gelo, espera-se que o aluno compreenda a existência de fenômenos químicos e físicos para obtenção destes dois corpos.
Procedimento:
Etapa 1: 2 aulas
a) Sensibilização e investigação de conhecimentos prévios:
O professor deverá chegar na sala
com uma pedra de sabão e um termômetro em temperatura ambiente, um recipiente com gelo e termômetro, e propor as seguintes questões:
1- Vocês sabem de que é feito o sabão? E a pedra de gelo?
2- O que o sabão tem em comum com a pedra de gelo?
3- O que estes corpos tem de diferente?
4- Observando os termômetros em temperatura ambiente e o outro no recipiente com gelo, lemos respectivamente 25 ºC e 0 ºC. O que se espera que aconteça com estas medidas se deixarmos estes dois corpos em cima da mesa?
5- Sabendo que a matéria é composta por pequenas partículas, representadas por esferas, como vocês representariam estes dois corpos neste momento? Será que as partículas seriam iguais em ambos?
Sabão
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Gelo
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Material
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Temperatura (ºC)
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Estado físico
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Esquema de partículas
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b) Observando transformações físicas e químicas
A tabela abaixo que deve ser transcrita para o quadro negro.
Ao acender a espiriteira ou o bico de bunsen, discuta sobre as transformações químicas que estão ocorrendo no fósforo e na queima do álcool da espiriteira ou do gás do bico de bunsen.
Aqueça o bécker ou outra vasilha com o gelo e termômetro e peça para que alunos façam a leitura do termômetro de 2 em 2 minutos (estipule o tempo de acordo com a quantidade de calor fornecida pelo seu equipamento) e anote na tabela. Dependendo do desenvolvimento das atividades de cada turma, após o preenchimento da tabela, pode-se pedir para construírem um gráfico (Tempo x temperatura):
Temperatura (ºC)
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Estado físico (sólido, sólido+líquido, líquido,
gasoso)
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Esquema das partículas
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c) Leitura, análise e discussão de texto
Icebergs não são feitos de água do mar
Durante a leitura, o professor poderá discutir com os alunos sobre as mudanças físicas e outros assuntos relacionados presentes no texto.
Receita de sabão
Durante a leitura do texto, o professor poderá chamar a atenção para os ingredientes, evidências de ocorrência de reações químicas, transformações físicas e outros assuntos relacionados com o tema da aula (se possível, leve-os para a sala de aula para mostrar aos alunos ou atém mesmo faça o sabão com eles). Peça para que listem os fenômenos químicos e físicos apresentados no texto e justifiquem suas respostas.
Instrumentos de avaliação:
- Participação nas discussões;
- Preenchimento das tabelas;
- Relatório
- Apresentação da pesquisa e contextualização.
Atividade para avaliação e recuperação:
Apresente o vídeo sobre fenômenos físicos e químicos. Peça para que os alunos façam anotações pois, após assisti-lo, deverão:
- fazer um resumo sobre o que observaram,
- separar fenômenos químicos de fenômenos físicos, colocando as evidências,
- representar estes fenômenos com esquemas de partículas.
- dar um outro exemplo com fenômeno análogo aos observados no vídeo (por ex. queima de combustíveis dos automóveis, oxidação do ferro dos portões e a separação de misturas) encontrados no cotidiano ou pesquisado em livro didático ou outra fonte, classificando-os em químicos ou físicos e representando com partículas. Os alunos que alcançaram os objetivos irão orientar a atividade dos demais.
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