quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Situação de aprendizagem: Transformações físicas e químicas: modelos explicativos

PÚBLICO ALVO: 8ª série/9º ano
Número de aulas previstas: 6 

Conteúdos:

  • Estados físicos da matéria e transformações físicas
  • Evidências de transformações químicas
  • Modelo de partículas representativo da matéria
  • Modelo de partículas representativo de transformações físicas e químicas
  • Transformações químicas e físicas no sistema produtivo e cotidiano
Conhecimentos prévios:

  •  Estados físicos da matéria e suas mudanças;
  •  Método científico e formulação de hipóteses;

Competências e habilidades: 


  •  Fazer observações e organizá-las em tabelas;
  •  Proceder a leitura de instrumentos de medidas (termômetro);
  •  Ler e interpretar informações contidas em texto;
  •  Pesquisar, selecionar informações e redigir pequenos textos com os demais colegas;
  •  Reconhecer que a matéria é constituída por partículas;
  •  Representar a matéria através de esquema utilizando o conceito de partículas;
  •  Representar fenômenos químicos e físicos utilizando o esquema de partículas;
  •  Diferenciar fenômenos físicos de químicos, através da observação de evidências e de esquemas de partículas;
  • Reconhecer a presença de fenômenos químicos e físicos nos sistemas produtivos e em situações do cotidiano.

Justificativa: 
Todo tempo as transformações físicas e químicas estão acontecendo nas mais diversas situações, tanto para a manutenção da vida como nos processos produtivos das indústrias. Nosso cotidiano está repleto de materiais produzidos através dessas transformações. O reconhecimento da existência de transformações químicas e físicas, fornecem subsídios para que o cidadão tenha uma postura consciente e crítica que envolvem questões econômicas, sociais e ambientais no sistema produtivo.


Objetivo: 
Ao final da situação de aprendizagem, espera-se que os alunos reconheçam as transformações físicas e químicas que ocorrem no sistema produtivo em fenômenos do cotidiano.


Recursos:

  •  Uma pedra de sabão
  •  bécker ou outro recipiente que possa ser levado ao fogo
  •  Cubos de gelo
  •  2 termômetros 
  •  espiriteira ou outra fonte de calor
  •  fósforo
  •  suporte e tela de amianto
  •  Lousa
  •  giz
  •  Sala de Informática ou biblioteca
  •  vídeo e TV ou datashow
  •  textos: Icebergs não são feitos de água do mar Receita de sabão
  •  vídeo: Fenômenos físicos e químicos

Problematização:

Através da comparação entre uma pedra de sabão com um cubo de gelo, espera-se que o aluno compreenda a existência de fenômenos químicos e físicos para obtenção destes dois corpos.

Procedimento:
Etapa 1: 2 aulas

a) Sensibilização e investigação de conhecimentos prévios:

O professor deverá chegar na sala com uma pedra de sabão e um termômetro em temperatura ambiente, um recipiente com gelo e termômetro, e propor as seguintes questões:
1- Vocês sabem de que é feito o sabão? E a pedra de gelo?
2- O que o sabão tem em comum com a pedra de gelo? 
3- O que estes corpos tem de diferente?
4- Observando os termômetros em temperatura ambiente e o outro no recipiente com gelo, lemos respectivamente 25 ºC e 0 ºC. O que se espera que aconteça com estas medidas se deixarmos estes dois corpos em cima da mesa?
5- Sabendo que a matéria é composta por pequenas partículas, representadas por esferas, como vocês representariam estes dois corpos neste momento? Será que as partículas seriam iguais em ambos?



Sabão
Gelo
Material


Temperatura (ºC)


Estado físico


Esquema de partículas



b) Observando transformações físicas e químicas

A tabela abaixo que deve ser transcrita para o quadro negro.
Ao acender a espiriteira ou o bico de bunsen, discuta sobre as transformações químicas que estão ocorrendo no fósforo e na queima do álcool da espiriteira ou do gás do bico de bunsen.
Aqueça o bécker ou outra vasilha com o gelo e termômetro e peça para que alunos façam a leitura do termômetro de 2 em 2 minutos (estipule o tempo de acordo com a quantidade de calor fornecida pelo seu equipamento) e anote na tabela.  Dependendo do desenvolvimento das atividades de cada turma, após o preenchimento da tabela, pode-se pedir para construírem um gráfico (Tempo x temperatura): 

Temperatura (ºC)
Estado físico (sólido, sólido+líquido, líquido, gasoso)
Esquema das partículas
















c) Leitura, análise e discussão de texto

Icebergs não são feitos de água do mar 
Durante a leitura, o professor poderá discutir com os alunos sobre as mudanças físicas e outros assuntos relacionados presentes no texto.

Etapa 2- Leitura de texto, avaliação e recuperação - 2 aulas

Receita de sabão

Durante a leitura do texto, o professor poderá chamar a atenção para os ingredientes, evidências de ocorrência de reações químicas, transformações físicas e outros assuntos relacionados com o tema da aula (se possível, leve-os para a sala de aula para mostrar aos alunos ou atém mesmo faça o sabão com eles). Peça para que listem os fenômenos químicos e físicos apresentados no texto e justifiquem suas respostas.

Instrumentos de avaliação:
- Participação nas discussões;
- Preenchimento das tabelas;
- Relatório
- Apresentação da pesquisa e contextualização.

Etapa 3 - 2 aulas
Atividade para avaliação e recuperação:
Apresente o vídeo sobre fenômenos físicos e químicos. Peça para que os alunos façam anotações pois, após assisti-lo, deverão:
  •  fazer um resumo sobre o que observaram, 
  •  separar fenômenos químicos de fenômenos físicos, colocando as evidências,
  • representar estes fenômenos com esquemas de partículas. 
  • dar um outro exemplo com fenômeno análogo aos observados no vídeo (por ex. queima de combustíveis dos automóveis, oxidação do ferro dos portões e a separação de misturas) encontrados no cotidiano ou pesquisado em livro didático ou outra fonte, classificando-os em químicos ou físicos e representando com partículas. Os alunos que alcançaram os objetivos irão orientar a atividade dos demais.


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